
Amanhã, dia 12 de junho, simbolicamente é o dia de São Valentim, ou simplesmente o dia dos namorados...
Costumeiramente casais apaixonados se trocam presentes, bombons, flores, cartões românticos, combinam jantares especiais, firmam laços de felicidade e outros tantos sentimentos que fortalecem a união amorosa e irradiam prosperidade.
Mas, para todos aqueles que ainda não encontraram um grande amor, ou até encontraram, e por força das circunstâncias não estarão unidos nesse dia, terão motivos também para comemorar...
O dia 12 de junho é o dia mundial contra o trabalho infantil, é um dia de conscientização e reflexão frente à desumana condição em que vivem milhares de crianças que são violentadas diariamente em sua mais pura integridade.
Desde o ano de 2002, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), com o intuito de mobilizar os Estados a não indiferença perante o trabalho infantil, adota este dia como uma forma de “acordar/alertar” os cidadãos cosmopolitas para tamanha desumanidade e agressividade que são submetidas nossas crianças.
Dentre as formas de exploração, visivelmente e não raramente somos confrontados aqui no Brasil com crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos de idade, trabalhando em lavouras, canaviais, nas ruas, em estoques de supermercados, em domicílios, em locais de prostituição, em lixões, enquanto catadores...enfim é revoltante saber que só no Brasil, estima-se que são cerca de 3 milhões de crianças trabalhando e que 70% da população laboral infantil, concentra-se na agricultura – área rural- que não propicia o acesso a educação, conforme dados do IBGE e o relatório das Nações Unidas.
Se esta data é um marco importante para o namoro, sinceramente eu não sei... sempre acreditei que namorar é transformar...é exercer todos os dias o amor na diferença, no respeito e na lealdade. Mas, que esta data adotada pela OIT foi um marco importante para o Brasil, isto eu não tenho dúvidas. No ano de 2007 a sociedade civil brasileira, liderada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil consolidou esta data por força da lei de n° 11.542 instituindo o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, e desde então têm potencializado os trabalhos frente a esta situação e compreendido que o principal escudo para este “buraco social” será resolvido através da educação.
Hoje lembro da 1° música que Milton Nascimento em meados dos anos 60 gravou para Elis Regina – Canção do sal –:
“Trabalhando o sal é amor é o suor que me sai
Vou viver cantando o dia tão quente que faz
Homem ver criança buscando conchinhas no mar
Trabalho o dia inteiro pra vida de gente levar
(...)
Filho vir da escola problema maior é o de estudar
Que é pra não ter meu trabalho e vida de gente levar”
Raíssa M.Londero
Com certeza, tinha que acabar com o trabalho infantil, lugar de criança é na escola, não no trabalho!! Criança tem que brincar, se divertir, não ficar trabalhando ocmo adulto, né?
ResponderExcluirParabéns pelo post, adorei!!
Beijos