Pular para o conteúdo principal

MST e vereadores

Na sessão plenária da Câmara em 1º de julho deste ano, foi discutida pelos parlamentares a situação do MST frente às estratégias do Ministério Público (MP) em desagregar da sociedade um sujeito histórico e constitucional que vem representando o esforço da afirmação da identidade de um povo. A decisão do Conselho Superior do MP do Estado, em proibir qualquer deslocamento de trabalhadores sem-terra, como marchas e caminhadas, intervir em escolas de assentamento, criminalizar líderes e integrantes e "desativar" todos os acampamentos do Estado é, claramente uma medida política conservadora e não-judicial.
Não há consistência jurídica e vai de encontro aos princípios e normas fundamentais expressos no artigo 5° da Constituição, ou seja, direito de locomoção, plena liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar. Também ofende o pacto internacional sobre direitos civis e políticos, reconhecido pelo governo brasileiro em julho de 1992.
O MST representa o inconformismo com o modelo de exclusão que marca a história do Brasil colônia e do preconceito que ofende moral e socialmente os camponeses. As ocupações de terras pelo MST e por outros movimentos populares são ações de resistência frente à intensificação da concentração fundiária e contra a exploração dos sem-terra. Essas lutas são a marca histórica na busca de terra para o trabalho, indispensável para a obtenção de vida digna, e de uma sociedade justa e igualitária, democrática e de todos para todos.
Não bastasse a lacuna jurídica na decisão do MP, o Poder Legislativo de Santa Maria se manifestou a respeito com argumentos conservadores e preconceituosos, que estão disponíveis no endereço www.camara-sm.rs.gov.br.
Os parlamentares da cidade demonstram uma total falta de conhecimento sobre os novos modelos de justiça, que estão sendo estudados e desenvolvidos por especialistas em todo o mundo, e também no nosso Estado. Entre elas, está a Justiça Restaurativa, hoje disponível em pesquisas realizadas nos países mais avançados, como a Nova Zelândia, Inglaterra, África do Sul, Estados Unidos etc. E é por meio dela que se efetiva a proposta de se libertar do argumento consensual de aprisionamento carcerário e do prévio julgamento de litígio.
É vulgar a imposição de "políticas do medo", que, por meio de violências invisíveis, com origem nas políticas repressoras _ lei e ordem _ acometem o MST, um dos maiores movimentos sociais da América Latina, a um olhar "duro" e conveniente àqueles que estão totalmente contra a revolução social e ideológica da consolidação da reforma agrária no país. 
Raíssa M. Londero - Diário de Santa Maria

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

l o v e

Um dia conheci um homem interessante. Inteligente, enigmático, cheio de interrogações. Conversamos pela primeira vez com os olhos. As outras vezes tive a sensação de que estávamos fugindo assustados de qualquer afeto desmedido, de qualquer caminho que levasse ao outro. Não me esqueço dos olhos dele mirando áreas invisíveis da minha alma. Esta música é para ele:

HAITI: O pais caribenho soterrado pela miséria, violência e agora pela desgraça estrutural

Meu país é doença em seu coração, todas as pessoas que têm no meu país vivem na rua – Jean Marc Fantaisie - 20 anos (Jovem haitiano, que reside na cidade de Jérémie, também conhecida como “A Cidade dos Poetas”. Jérémie é uma cidade rural do Haiti). O Haiti é um país caribenho que se localiza no leste da América Central. Em 1492, os espanhóis ocuparam somente o lado oriental da ilha - atualmente República Dominicana – onde todos os índios da região foram mortos ou escravizados. Já o lado ocidental da ilha, onde hoje se localiza o Haiti, foi cedido aos franceses em 1697. Estes, por sua vez, passaram a cultivar cana de açúcar e a utilizar mão-de-obra escrava oriunda do continente africano. Em 1804 negros e mulatos haitianos travaram uma luta feroz contra os colonizadores franceses, que ficou conhecida como uma guerra de libertação nacional. Este movimento anti-racista e anti-colonial foi liderado pelo ex-escravo Toussaint L”Ouverture e, logo mais tarde, sob o comando de Jacques

Com um pé no Shopping Center e o outro no Direito

O sábio olhando para a lâmina da grama O jovem olhando as sombras que passam O pobre olhando através do vidro pintado por dignidade(...) - trecho da música Dignity do cantor e compositor norte-americano Bob Dylan - Confesso que nos últimos meses o verbo “estar” teve, particularmente, um distanciamento considerável do verbo “compreender” e de todos os outros do gênero...quero dizer, simplesmente, que estar num shopping Center distante do entender, sequer me fazia questionar o porque estava deixando de contemplar um lazer fora destes estabelecimentos comerciais. Emoções à parte e fatos surpreendentes também...a verdade é que conseguia num único lugar ir ao cinema, ao supermercado, na farmácia, em lojas, livrarias, jantar e ainda interagir com uma rede seletiva de pessoas, ou o termo mais adequado fosse: com uma sociabilidade restrita e uniforme? Longe de um pensamento terrorista sobre quem não abre mão de ir aos shoppings nos finais de semana e, por vezes, até considera isto